-
Lula Se Desculpa Após Fala Capacitista
-
Lula falou, em reunião com ministros na última quarta-feira (19/4), que pessoas com “deficiência mental” possuem “problemas de desequilíbrio de parafuso”.
- Por Anderson Santos
- 23/04/2023 03h57 - Atualizado há 1 ano
Neste sábado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se desculpou publicamente às pessoas com deficiência por sua declaração infeliz feita três dias antes no Twitter.
Durante um encontro entre os três poderes da República para anunciar investimentos em ações de segurança nas escolas após ataques, Lula disse que pessoas que sofrem de transtornos mentais têm "problemas de desequilíbrio de parafuso" e também os relacionou com pessoas que promovem violência.
Em seu pedido de desculpas, Lula reconheceu que suas palavras foram insensíveis e afirmou que sua intenção nunca foi ofender pessoas com deficiência ou problemas de saúde mental.
"Gostaria de pedir desculpas sobre uma fala que fiz na semana passada, durante reunião sobre violência nas escolas. Conversei e ouvi muitas pessoas nos últimos dias e não tenho vergonha de assumir que sigo aprendendo e buscando evoluir", começou o presidente em uma sequência de publicações.
"É por isso que quero me retratar com toda a comunidade de pessoas com deficiência intelectual, com pessoas com questões relacionadas à saúde mental e com todos que foram atingidos de alguma maneira por minha fala."
Ele também se retratou sobre a relação entre transtorno e violência.
"Não devemos relacionar qualquer tipo de violência a pessoas com deficiência ou pessoas que tenham questões de saúde mental. Não vamos mais reproduzir esse estereótipo. Tanto eu quanto nosso governo estamos abertos ao diálogo."
"Como presidente de um país com uma grande parcela da população de PCDs, estou disposto a aprender e fazer o possível para que todos se sintam incluídos e respeitados. É assim que avançamos enquanto pessoas, país e sociedade", concluiu Lula.
Marcos Mion Criticou A Postura Do Presidente
Mion e seu filho Romeo — Imagem: Reprodução
Marcos Mion usou suas redes sociais para se posicionar contra as falas de Lula sobre pessoas com deficiência intelectual.
O apresentador é pai de Romeo (diagnosticado no Transtorno do Espectro Autista). Ele afirmou que a fala reforça preconceitos e chamou o chefe do executivo de irresponsável.
“Irresponsavelmente, a fala dele liga deficientes intelectuais diretamente aos casos de violência que infelizmente temos visto acontecer. Isso é um absurdo, pois não há qualquer comprovação. Como pai de um autista, eu me sinto atingido”, concluiu.